4 módulos de estudo com Hugo Leonardo
nas áreas de improvisação, artes performativas, contato improvisação, imaginação e processo corporal criativo
O artista-pesquisador Hugo Leonardo vem a Curitiba para oportunizar momentos de estudo e aprofundamento em artes performativas e improvisação. Parte dos encontros acontecerão na VII Mostra UM'S & OUTROS, organizada pelo UM Núcleo de Dança da FAP – onde Hugo foi convidado para três atividades de compartilhamento de suas pesquisas.
A primeira atividade será o lançamento do livro "Desabituação Compartilhada: Contato Improvisação, jogo de dança e vertigem" na abertura da VII Mostra UM'S & OUTROS. Sendo resultado de sua pesquisa de doutorado em Teatro na Universidade Federal da Bahia a pesquisa também será compartilhada em um aulão para alunos da graduação em dança da UNESPAR (segunda atividade na Mostra).
A terceira atividade na VII Mostra UM'S & OUTROS está diretamente relacionada com sua trajetória como interprete-criador no Grupo X de improvisação em Dança (BA), no Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: corpoaudivisual (IHAC-UFBA) e como idealizador e diretor artístico do EmComTato Festival de Contato Improvisação da Bahia (2010, 2012, 2013), trata-se da oficina "Poética da Oportunidade: estruturas coreográficas abertas à improvisação" (compartilhamento de sua pesquisa de mestrado em Dança pela UFBA, também publicada em livro).
De modo paralelo, e através de articulações coordenadas pelo projeto Cardumes em Rede, Hugo também vem contribuir para a expansão do campo de estudo em Contato Improvisação promovido pelo SummuS C.I. em Curitiba desde 2010. Para isso, oferecerá laboratórios nessa prática em dança nas aulas regulares do SummuS e uma vivência iniciática em "CorpoMenteAmbiente e Arquétipos da Astrologia" para o público interessado em saberes milenares e processos corporais criativos.
Todas as atividades estão agrupadas em módulos de estudo que visam apresentar e aprofundar os intercâmbios e aprendizados; módulos que e culminarão em uma vivência IMERVISA em "CorpoMenteAmbiente, poéticas e motivações revisitados e desabituados em dança" onde cada participante somará com o que tornou-se (e a cada vez torna-se) significativo em seus estudos, movimentos e corporeidade.
Organizada por Cardumes em Rede, os módulos de estudo com Hugo Leonardo em Curitiba contam com o apoio do UM Núcleo de Dança da FAP, do SummuS Contato Improvisação, do projeto Entrando em Contato (Fpolis), do Vila Arte produções artísticas e do Gandiva Yoga Asham.
Informações completas sobre as propostas, conteúdos e o formulário online de inscrições e reserva de vagas podem ser encontradas nas próximas páginas. Em caso de dúvidas, entre em contato!
Sumário
Atividades organizadas por módulos de estudo
Formulário online para INSCRIÇÕES / reserva de vagas:
goo.gl/QLrvSU
MÓDULO DE ESTUDO 1 (( Desabituação Compartilhada )) 6 a 6h30/a
Lançamento do livro "Desabituação Compartilhada: Contato Improvisação, jogo de dança
e vertigem" (30min./a) na VII Mostra UM'S & OUTROS do UM Núcleo de Dança da FAP.
Aulão "Desabituação Compartilhada: Contato Improvisação, jogo de dança e vertigem" (3h/a)
para alunos da graduação em dança da UNESPAR / FAP.
+ Vivência IMERVISA: "CorpoMenteAmbiente em fluição e desabituação" (3h/a)
(encerramento de todos os módulos).
MÓDULO DE ESTUDO 2 (( Poética da Oportunidade )) 6h/a
Oficina "Poética da Oportunidade: estruturas coreográficas abertas à improvisação" (3h/a)
na VII Mostra UM'S & OUTROS do UM Núcleo de Dança da FAP.
+ Vivência IMERVISA: "CorpoMenteAmbiente em fluição e desabituação" (3h/a)
(encerramento de todos os módulos).
MÓDULO DE ESTUDO 3 (( Contato Improvisação )) 5 a 8h30/a
Laboratório de Contato Improvisação na aula regular do SummuS (2h30/a)
no VILA ARTE produções artísticas.
Laboratório de Contato Improvisação na aula regular do SummuS (2h30./a)
no GANDIVA Yoga Asham / Mercês.
Lançamento do livro "Desabituação Compartilhada: Contato Improvisação, jogo de dança
e vertigem" (30min./a) na VII Mostra UM'S & OUTROS do UM Núcleo de Dança da FAP (facultativo).
+ Vivência IMERVISA: "CorpoMenteAmbiente em fluição e desabituação" (3h/a)
(encerramento de todos os módulos).
MÓDULO DE ESTUDO 4 (( CorpoMenteAmbiente e Astrologia )) 6h/a
Vivência iniciática "CorpoMenteAmbiente e Arquétipos da Astrologia" (3h/a)
no GANDIVA Yoga Asham / Mercês.
+ Vivência IMERVISA: "CorpoMenteAmbiente em fluição e desabituação" (3h/a)
(encerramento de todos os módulos).
Agenda Completa: 17 a 22/nov.
17/nov - terça, 20:00 às 21:30
LAB de Contato Improvisação. ONDE: Aula do SummuS – VILA ARTE. * Pedimos CONTRIBUIÇÃO CONSCIENTE (ao final cada um poderá escolher doar um valor em contrapartida)
|
18/nov - quarta, 15:30 às 17:00
LAB de Contato Improvisação. ONDE: Aula do SummuS – GANDIVA. * Pedimos CONTRIBUIÇÃO CONSCIENTE (ao final cada um poderá escolher doar um valor em contrapartida)
|
19/nov - quinta, 19:00 às 19:30
Lançamento do Livro "Desabituação Compartilhada: Contato Improvisação, jogo de dança e vertigem"
na Abertura da VII Mostra UM'S & OUTROS.
ONDE: Teatro Laboratório - TELAB / FAP.
* ABERTO A TODOS – GRATUITO
|
20/nov - sexta, 9:30 às 12:00
Aulão"Desabituação Compartilhada" para alunos da FAP como parte da VII Mostra UM'S & OUTROS. ONDE: Teatro Laboratório - TELAB / FAP. * Pedimos CONTRIBUIÇÃO CONSCIENTE (ao final cada um poderá escolher doar um valor em contrapartida)
|
21/nov - sábado, 16:00 às 18:00
Oficina da VII Mostra UM'S & OUTROS: "Poética da Oportunidade: estruturas coreográficas abertas à improvisação". ONDE: Jardim Ambiental II. Rua Schiller, 1050. * Pedimos CONTRIBUIÇÃO CONSCIENTE (ao final cada um poderá escolher doar um valor em contrapartida)
|
|
22/nov - domingo, 10:00 às 13:00
Vivência iniciática (introdutória) "CorpoMenteAmbiente e Arquétipos da Astrologia". ONDE: GANDIVA Yoga Mercês. * INVESTIMENTO com desconto nas inscrições antecipadas: R$ 90,00 até 13/nov. Após o dia 13/nov = 110,00.
|
22/nov - domingo, 15:00 às 18:30
+ Vivência IMERVISA: "CorpoMenteAmbiente em fluição e desabituação". ONDE: GANDIVA Yoga Mercês. * Pedimos CONTRIBUIÇÃO CONSCIENTE
(ao final cada um poderá escolher doar um valor em contrapartida)
|
Sobre Hugo Leonardo
Hugo Leonardo é artista-pesquisador, professor e dançarino com foco na arte da improvisação em dança a mais de 14 anos. Em Salvador, tem atuado no Grupo X de improvisação em Dança e no Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: corpoaudivisual (IHAC-UFBA). É idealizador e diretor artístico do EmComTato Festival de Contato Improvisação da Bahia (2010, 2012, 2013), tendo atuado nos últimos anos em eventos nacionais e internacionais relacionados a esta prática. Mestre em Dança e Doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia. Autor dos livros “Poética da Oportunidade: Estruturas Coreográficas Abertas à Improvisação”, publicado pela EDUFBA (2009), e do livro “Desabituação Compartilhada: Contato Improvisação, Jogo de Dança e Vertigem”, Selo A Editora (2014).
1. (( Desabituação Compartilhada )) MÓDULO DE ESTUDO 1
Lançamento do livro "Desabituação Compartilhada: Contato Improvisação,
jogo de dança e vertigem" (30min./a) na VII Mostra UM'S & OUTROS
Aulão "Desabituação Compartilhada: Contato Improvisação,
jogo de dança e vertigem" para alunos da graduação em dança da UNESPAR / FAP (3h/a)
+ Vivência IMERVISA: "CorpoMenteAmbiente em fluição e desabituação"
(encerramento de todos os módulos, 3h/a)
1.1 Lançamento do LIVRO "Desabituação Compartilhada"
O que aquele/a que dança percebe quando suas ações produzem
sua percepção de mundo e seu estar no mundo (sua mente)?
Introdução
O livro "Desabituação Compartilhada: Contato Improvisação, jogo de dança e vertigem" – primeiro livro brasileiro dedicado exclusivamente a essa forma de dança – está construído sobre um campo em que a Arte, especificamente a Dança, é assumida como um exercício constante sobre a perturbação dos sentidos, sem deixar de estarmos atentos à ambivalência do termo sentidos, referindo-se tanto às interfaces do corpo humano com seu ambiente como a dimensões semânticas. Ou seja, os sentidos que “trazem” as coisas do mundo até nós e os sentidos que fazemos dessas coisas (e a partir delas, e a despeito delas...).
É possível acreditar que refletir sobre dança nessa perspectiva possa sublinhar muitas coisas sobre o funcionamento, a natureza, as maravilhas e os mistérios do cérebro, mente e consciência. Ao fazermos isso, como artistas, nós não estamos fazendo outra coisa senão ajudar a cavar, do nosso lado, o túnel muitas vezes escavado de outro lado por neurocientistas, psiquiatras, psicólogos, filósofos, biólogos etc.
O objeto da discussão é o Contato Improvisação, nome que se estabeleceu em português como tradução para ContactImprovisation , uma específica proposta de investigação do movimento e dança “batizada” no ano de 1972 em Nova Iorque, nos EUA, a partir do trabalho de dançarinos que emergiam da tradição de dança moderna com propostas vanguardistas.
"A premissa básica é que o Contato Improvisação é uma prática que coloca dançarinos para se encontrar e atuar em estados de percepção, imaginação e subjetivação do mundo de destacada permeabilidade. Nesse encontro, não apenas suas experiências subjetivas do mundo são constantemente desestabilizadas e estimuladas como um território de intensa intersubjetivação surge como uma espécie de mente compartilhada e externalizada em estado de intensificada imaginação". (H.L.)
SERVIÇO
TÍTULO: Lançamento do livro "Desabituação Compartilhada: Contato Improvisação,
jogo de dança e vertigem" na abertura da VII Mostra UM'S & OUTROS.
TEMA: Improvisação em dança, cognição, criatividade e imaginação.
ESCRITOR: Hugo Leonardo / Bahia.
DATA: 19 de novembro (quinta)
HORÁRIO: 19:00 às 19:30 – apresentação do livro (30min.)
LOCAL: TELAB – Teatro Laboratório da Unespar - Campus Curitiba II - FAP.
ENDEREÇO: Rua dos Funcionários, 1756. Cabral - Curitiba / PR.
PARTICIPANTES: Aberto e gratuito.
1.2 Aulão "Desabituação Compartilhada"
Se estar plenamente presente é estar aberto às possibilidades de
romper hábitos, como desenvolver o hábito de melhor des-habituar?
Proposta
Através de propostas de investigação do movimento nos atentaremos ao modo como o corpo e a prática do Contato Improvisação – ainda que esta se sustente no ideário de liberdade, descoberta, criação e surpresa – se beneficiam de hábitos (os instintos de sobrevivência, as ações reflexas e a economia cognitiva, por exemplo). Na sequência, dançaremos com consciência intensificada afim de segura e aventurosamente desestabilizar os hábitos por meio dos quais nós dançamos, percebemos e temos a experiência de sermos quem somos a cada instante. Para isso, navegaremos em um fluxo de movimento e comunicação tão suave e confiável, quanto alerta e capaz de nos surpreender.
Conteúdo
Desabituação Compartilhada é uma aplicação direta da pesquisa em Contato Improvisação, mente e movimento que tem sido desenvolvida na trajetória artística e acadêmica em dança de Hugo Leonardo, nos últimos anos. "Meu interesse tem sido olhar para o Contato Improvisação na perspectiva de estudos da cognição afim de dirigir a minha prática de professor e dançarino para uma exploração do território subjetivo e imaginário daqueles que dançam...
Em tal contexto, assumo o Contato Improvisação como um “jogo de dança” interessado na vertigem da queda, com suas metáforas e inferências perceptivas. A estratégia principal é confrontar estabilidades e se arriscar para além dos territórios seguros e habituados, tanto em termos de habilidades técnicas de movimento-dança quanto em nossas formas usuais de perceber e ter a experiência de tais percepções, do mundo e de nós mesmos em consequência". (H.L.)
SERVIÇO
TÍTULO: Aulão "Desabituação Compartilhada: Contato Improvisação, jogo de dança e vertigem" (3h/a)
TEMA: Mente e Movimento em improvisação e contato.
MINISTRANTE: Hugo Leonardo / Bahia.
DATA: 20 de novembro (sexta)
HORÁRIO: 9:00 às 12:00
LOCAL: TELAB – Teatro Laboratório da Unespar - Campus Curitiba II - FAP.
ENDEREÇO: Rua dos Funcionários, 1756. Cabral - Curitiba / PR.
PARTICIPANTES: Alunos da graduação em dança da UNESPAR / FAP.
* INSCRIÇÕES: No horário da oficina – 9:00 às 9:30 (vagas por ordem de chegada).
* CONTRIBUIÇÃO CONSCIENTE (ao final cada um poderá escolher doar um valor em contrapartida).
1.3 + Vivência IMERVISA "CorpoMenteAmbiente em fluição e desabituação" (3h/a)
(informações ao final, pois será o encerramento de todos os módulos)
2. (( Poética da Oportunidade )) MÓDULO DE ESTUDO 2
Oficina "Poética da Oportunidade: estruturas coreográficas abertas à improvisação"
na VII Mostra UM'S & OUTROS do UM Núcleo de Dança da FAP (2h/30a)
+ Vivência IMERVISA: "CorpoMenteAmbiente em fluição e desabituação"
(encerramento de todos os módulos, 3h/a)
2.1 Oficina "Poética da Oportunidade"
Que oportunidades podem se abrir quando vivenciamos a improvisação como
um estado emocional de relação perceptiva com o mundo?
Proposta
Baseado em suas vivências como dançarino do Grupo X de improvisação em Dança (BA) e o Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: corpoaudivisual (IHAC-UFBA) e seus intercâmbios com diversas companhias brasileiras e estrangeiras (pesquisadas no livro homônimo à oficina), Hugo propõem "a 'improvisação' não como um ato, mas como uma emoção. No sentido de que interessa pouco a busca de novidade e invenção. O estado de improvisação, como uma emoção, organiza o corpo como um todo para uma determinada relação perceptiva com o mundo. A percepção sim é o ato". (H.L.)
Conteúdo
A primeira parte da oficina focará na expansão do campo perceptivo de cada participante para as oportunidades latentes ao seu entorno. Após, na segunda parte, "sairemos pelo Jardim Ambiental II, em estado de performance íntima ou pública, simultaneamente permeável ao mundo e atento aos movimentos da nossa presença-corpo, atentos a oportunidades poéticas em que prevaleça o discurso mudo e indagador do corpo em emoção de improvisação". (H.L.)
SERVIÇO
TÍTULO: Oficina "Poética da Oportunidade: estruturas coreográficas abertas à improvisação" (3h/a)
TEMA: Improvisação em dança, cognição, criatividade e imaginação.
MINISTRANTE: Hugo Leonardo / Bahia.
DATA: 21 de novembro (sábado)
HORÁRIO: 14:30 às 15:30
LOCAL: Jardim Ambiental II (canteiros da rua Schiler, + inf.: aqui)
PONTO DE ENCONTRO: R. Schiller, 1050, Curitiba/PR. – vizualização: Google Maps / Street View
REFERÊNCIA: Cruzamento com a Rua Dias da Rocha Filho (esta paralela a Rua XV, altura 2.500).
* Em caso de CHUVA: TELAB – Teatro Laboratório da Unespar - Campus Curitiba II - FAP.
ENDEREÇO: Rua dos Funcionários, 1756. Cabral - Curitiba / PR.
PARTICIPANTES: Interessados em improvisação, criatividade e relações perceptivas com o mundo.
* INSCRIÇÕES online: goo.gl/QLrvSU – vagas limitadas.
* CONTRIBUIÇÃO CONSCIENTE (ao final cada um poderá escolher doar um valor em contrapartida).
2.2 + Vivência IMERVISA "CorpoMenteAmbiente em fluição e desabituação" (3h/a)
(informações ao final, pois será o encerramento de todos os módulos)
3. (( Contato Improvisação )) MÓDULO DE ESTUDO 3
Laboratório de Contato Improvisação com Hugo Leonardo no VILA ARTE (1h30)
Laboratório de Contato Improvisação com Hugo Leonardo no GANDIVA Mercês (1h30)
Lançamento do livro "Desabituação Compartilhada: Contato Improvisação,
jogo de dança e vertigem" (30min./a) na VII Mostra UM'S & OUTROS
+ Vivência IMERVISA: "CorpoMenteAmbiente em fluição e desabituação"
(encerramento de todos os módulos, 3h/a)
3.1 Laboratórios "Contato Improvisação"
Quando a dança se faz no contato, como aprender com o encontro entre
as motivações pessoais e as diferenças que cada um traz, soma e repercute?
Proposta
Um laboratório é um espaço de pesquisa mais do que de treinamento, um espaço de maior horizontalidade e diálogo entre praticantes e interessados em Contato Improvisação. Nos dois encontros marcados para acontecer nas aulas do SummuS no Vila Arte e no Gandiva Mercês, Hugo irá facilitar a emergência de temas, suas conexões e dançar entre (e como) todos os participantes. Para ele, um Lab supõem "um espaço de maior disponibilidade para o risco. E talvez seja essa a primeira sugestão de tema que ofereço: o RISCO".
Conteúdo
"O Contato Improvisação proporciona uma forte ancoragem na fisicalidade e, com isso, a possibilidade de conhecer territórios que transbordam desta fisicalidade. Organicidade seria uma palavra-chave nesta compreensão onde vemos a complexidade do corpo vivo em suas múltiplas e entrelaçadas camadas de experiência: física, emocional, mental, cultural, espiritual etc. Nosso foco será o corpo vivo em risco de aventurar-se no desconhecido, em uma prática acolhedora, amorosa, movente entre a euforia e a delicadeza". (H.L.)
SERVIÇO
TÍTULO: Laboratórios "Contato Improvisação"
TEMA: Contato improvisação como ambiente coletivo de compartilhamento de investigações.
MINISTRANTE: Hugo Leonardo / Bahia.
Laboratório no VILA ARTE (3h/a)
Laboratório no GANDIVA Mercês (3h/a)
PARTICIPANTES: estudantes, praticantes e entusiastas em Contato Improvisação.
* RESERVA DE VAGAS: goo.gl/QLrvSU – vagas limitadas.
* CONTRIBUIÇÃO CONSCIENTE (ao final cada um poderá escolher doar um valor em contrapartida).
3.2 + Vivência IMERVISA "CorpoMenteAmbiente em fluição e desabituação" (3h/a)
(informações ao final, pois será o encerramento de todos os módulos)
4. (( CorpoMenteAmbiente e Astrologia )) MÓDULO DE ESTUDO 4
Vivência INICIÁTICA "CorpoMenteAmbiente e Arquétipos da Astrologia"
no GANDIVA Yoga Asham / Mercês (3h/a)
+ Vivência IMERVISA: "CorpoMenteAmbiente em fluição e desabituação"
(encerramento de todos os módulos, 3h/a)
4.1 Vivência INICIÁTICA "CorpoMenteAmbiente e Arquétipos da Astrologia"
Como utilizar estruturas e atualizações de saberes milenares
enquanto processo corporal criativo?
Proposta
"Neste workshop eu trago o estudo de habilidades físicas e cognitivas pela arte do movimento - que a dança Contato Improvisação proporciona - para uma particular relação com o texto cultural tradicional e contemporaneamente renovado da Astrologia. Campo de conhecimento em que, também, à sua maneira, corpo e mente e ambiente são tomados como entrelaçados e mutuamente relacionados: corpos celestes com estações do ano e com os movimentos e ciclos na vida no planeta (biosfera) e na nossa experiência pessoal e coletiva (noosfera) desta vida e como parte dela". (H.L.)
Conteúdo
"Instrumentalmente dispararemos investigações de movimento a partir de relações astrológicas com partes, sistemas e órgãos do corpo. Magnetizaremos a experiência sensorial-poética pela arte de contar de histórias que a astrologia proporciona. Buscaremos o assombro perceptivo e a constatação do real pela construção de sentidos (que não deixa deixa de ser a construção do real pela constatação dos sentidos), muito física e organicamente ancorados. E nos divertiremos e nos arriscaremos com isso tudo, na experiência compartilhada do Contato". (H.L.)
Hugo, Astrologia e Dança
Hugo Leonardo dedica-se ao exercício profissional da astrologia desde 1997. Seu treinamento neste campo desenvolveu-se no contexto das atividades de Lothlorien (www.lothlorien.org.br), um centro para o desenvolvimento de práticas de medicina natural e desenvolvimento pessoal com foco na espiritualidade e – no tempo em que viveu e trabalhou ali (1995-2000) – vida comunitária. Lothlorien está localizado nas montanhas da Chapada Diamantina no centro do estado da Bahia, precisamente no Vale do Capão, uma vila muito particular que atrai pessoas de várias partes do mundo em razão da beleza de suas paisagens e contexto generalizado de artes de cura e valores ecológicos norteando um grande número de iniciativas.
Assim, convergente com sua prática astrológica está uma tapeçaria de experiências em medicina natural, psicologia transpessoal, xamanismo, vida em comunidade e permacultura. Por outro lado, a abordagem mais autoral e pessoal em seu trabalho astrológico viria após desligar-se de Lothlorien e do Vale do Capão, quando apaixonou-se pela dança e decidiu dedicar-se a uma carreira profissional neste campo.
A Dança trouxe uma sólida referência corporal para sua compreensão de práticas de cura e desenvolvimento pessoal, além de conferir a potência da Arte. Técnicas somáticas e abordagens improvisacionais, como o Contato Improvisação, são sua área de especialização neste campo. Ainda mais específica e original é a perspectiva de Estudos da Cognição em seu trabalho educacional e artístico na Dança, investigação particularmente desenvolvida no contexto acadêmico, com mestrado em dança e doutorado em artes cênicas pela Universidade Federal da Bahia.
O interesse artístico no “corpomenteambiente” em toda a complexidade da experiência humana é refletido e inerente ao trabalho astrológico de Hugo Leonardo que, mesmo neste campo, prefere identificar-se como artista em vez de terapeuta. Um artistaCorpoMente sensível às histórias astrológicas.
SERVIÇO
TÍTULO: Vivência Iniciática "CorpoMenteAmbiente e Arquétipos da Astrologia" (3h/a)
TEMA: Investigando movimentos em relações astrológicas com partes, sistemas e órgãos do corpo
MINISTRANTE: Hugo Leonardo / Bahia.
DATA: 22 de novembro (domingo)
HORÁRIO: 10:00 às 13:00
LOCAL: Gandiva Yoga Ashram / MERCÊS.
ENDEREÇO: Rua Paulo Graeser Sobrinho 722. Mercês / Curitiba
PARTICIPANTES: Interessados nas relações entre cosmologia e movimento humano.
(não é necessário experiência prévia)
* INSCRIÇÕES online: goo.gl/QLrvSU – vagas limitadas.
* INVESTIMENTO: com desconto até o dia 13/11 = R$ 90,00, após o dia 13/11 = R$ 110,00.
4.2 + Vivência IMERVISA "CorpoMenteAmbiente em fluição e desabituação" (3h/a)
(informações ao final, pois será o encerramento de todos os módulos)
........................................
+ VIVÊNCIA IMERVISA "CorpoMenteAmbiente em fluição e desabituação"
Presentes à nossa dança e ao todo, como fluir artisticamente em escalas perceptivas que estão fora do nosso campo habitual?
Proposta
Encontro de encerramento de todos os módulos de estudo com Hugo Leonardo. Cada participante somará com o que tornou-se (e a cada vez torna-se) significativo em seu estudo e/ou prática artístico-corporal. Assim, juntos compartilharemos um ambiente de fluição, criação e corporalização de aprendizagens a partir da desabituação, ou seja, "a expansão aventurosa do CorpoMenteAmbiente. Sim, uma palavra só, uma experiência singular construída nestas continuidades entre tantas relações, em que se insere a relação com o outro, com as forças físicas, com textos e subtextos culturais. Em que se instala de forma particularmente excitada um corpo imaginativo compartilhado e construtor de sentidos". (H.L.)
Conteúdo
Nessa imersão pessoal e em contato com o que é coletivo, teremos duas etapas complementares:
Inicialmente, Hugo trará dinâmicas, sensibilizações e estímulos investigativos para que cada um re-organize e retome suas motivações e aprendizagens descobertas no aulão / oficina / laboratório / vivência anterior ou em sua prática em improvisação em dança.
Após, compartilharemos aprendizagens em estado de Jam Session de Improvisação, ou seja, em um ambiente cuidadosamente preparado para que cada um possa expressar e relacionar suas motivações (de antes e de cada instante) em jogos de improvisação, vertigem, cosmologias, poéticas, performatividades e desabituação. Assim, "tendo o Contato Improvisação como uma arte da Experiência – isto é, algo que sacode o que somos (e sabemos e sentimos ser) a cada momento – articularemos nossa atenção, e manejaremos as emoções com pitadas de delicadeza e risco". (H.L.)
SERVIÇO
TÍTULO: Vivência IMERVISA "CorpoMenteAmbiente em fluição e desabituação" (3h/a)
TEMA: Afinando, expandindo, corporalizando, desabituando e compartilhando aprendizagens,
danças e poéticas da improvisação.
FACILITADOR: Hugo Leonardo / Bahia.
DATA: 22 de novembro (domingo)
HORÁRIO: 15:00 às 18:00
LOCAL: Gandiva Yoga Ashram / MERCÊS.
ENDEREÇO: Rua Paulo Graeser Sobrinho 722. Mercês / Curitiba
PARTICIPANTES: Todos os participantes dos módulos de estudo com Hugo Leonardo
e interessados que tenham experiência anterior em Jam Session de Contato Improvisação.
* RESERVA DE VAGAS: goo.gl/QLrvSU – vagas limitadas.
* CONTRIBUIÇÃO CONSCIENTE (ao final cada um poderá escolher doar um valor em contrapartida).